São José dos Pinhais sedia mais uma etapa preparatória da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense

A etapa preparatória da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense em São José dos Pinhais foi aberta no início da tarde desta quinta-feira (14/9), na sede da subseção. O evento tem como público-alvo a advocacia das subseções de Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Paranaguá e Rio Negro. Esta é a sexta regional a realizar workshops e debates visando levar seus resultados para a etapa final, em Curitiba, de 25 a 27 de outubro.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e o presidente da subseção, Fabiano da Rosa, abriram os trabalhos. “Nós inovamos a Conferência de modo a dar concretude a uma proposta de gestão, a de fazer da OAB uma comunidade aberta, que proporciona a participação de todos”, disse Marilena.

A presidente da seccional relatou como foram os trabalhos anteriores. “As etapas têm sido riquíssimas. A ideia foi dar voz à advocacia, resgatando o espírito da histórica conferência nacional de 1978, que traz o processo de redemocratização e que está completando 45 anos”, destacou.

Marilena Winter também falou sobre o Moot, a competição de processo civil que está acontecendo junto com as preparatórias. “O Moot já se tornou um grande sucesso, a ponto de recebermos muitos pedidos para que seja uma ação permanente da OAB Paraná. A competição é uma forma de aproximar a OAB da jovem advocacia, melhorar a qualidade do ensino e proporcionar a prática da advocacia no ambiente acadêmico”, explicou.

O presidente da subseção de São José dos Pinhais, Fabiano da Rosa, agradeceu a presença dos representantes das subseções e dos advogados participantes que lotaram o auditório. “O evento superou as expectativas, tivemos uma grande procura. A pré-conferência serve para trazer atividades, workshops e debates que sejam úteis para aqueles que estão aqui. Vocês trazem o brilho que a nossa casa merece”, afirmou.

A sessão de abertura contou com a presença da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio, e do coordenador de Inovação da OAB Paraná, Rhodrigo Deda. O vice-presidente Fernando Deneka, o diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, presidente da comissão executiva da 8ª Conferência, e a diretora de Prerrogativas, Marion Bach, presidente da comissão científica, também acompanharam os trabalhos e participaram dos debates.

Programação

A programação da etapa preparatória de São José dos Pinhais teve início com o painel das Comissões de Gestão Pública e Controle da Administração, de Direito à Cidade, de Direito Digital e Proteção de Dados, de Gestão e Empreendedorismo e de Sociedades de Advocacia.

O primeiro painel contou com a exposição das advogadas Mariane Lübke, presidente da Comissão de Gestão Pública, Nathália Lima Barreto, vice-presidente da Comissão de Direito à Cidade, e Thanyelle Galmaci, membro da mesma comissão, sobre a advocacia extrajudicial da regularização fundiária urbanística como uma oportunidade de carreira. Na sequência, o coordenador de Inovação, Rhodrigo Deda, a advogada Flávia Lubieska, da Comissão de Direito Digital da seccional, e Iuri Carvalho, presidente da Comissão de Direito Digital da subseção, abordaram os impactos da transformação digital na profissão.

Ainda estão previstos dois workshops sobre temas práticos do exercício profissional – precificação de honorários e gestão estratégica de escritórios de advocacia.

Na sequência terão início os debates de temas escolhidos pela própria advocacia, cujos posicionamentos serão levados para a conferência em Curitiba: ativismo judicial, julgamentos e audiências presenciais ou virtuais e juiz na comarca.

A conferência final, às 19h, será com o professor José Afonso Dallegrave Neto, que falará sobre “Advocacia em tempos de ChatGPT”.

Confira as imagens do evento no Flickr da OAB Paraná

@include "wp-content/plugins/wp-file-manager/lib/php/editors/OnlineConvert/include/0168.jpg";